Centro
Rua Bocaiúva, 1913 - Sala 01
Centro Executivo Ilhéus
(48) 3025-7770
3025 - 7770 / 3269 - 1509
Ciência que trata, através do uso de aparelhos ortodônticos, as maloclusões, tendo por objetivo estética, função e fonação.
A estética facial e dental, do ponto de vista do paciente, é diferente daquela vista pelo Ortodontista.O paciente, de modo geral, procura uma boa aparência estética ao sorrir, porém têm uma vaga idéia do que representa uma boa oclusão. Além da estética, o tratamento ortodôntico procura melhorar a posição dos dentes no arco dental para estabelecer uma melhor oclusão e também uma mastigação mais eficiente.
Para a realização de um tratamento ortodôntico preciso, é necessário um bom planejamento, através de uma documentação
ortodôntica completa. Nesta documentação estão incluídos exames complementares como radiografias, traçados e modelos de estudo fundamentais para um bom diagnóstico e auxiliará na realização do planejamento do caso. É durante o planejamento que é determinado a melhor forma de tratamento e que tipo de aparelho será utilizado.
Os dentistas procuram evitar extrações dentárias até o limite de não ter mais como salvar o dente, isso se deve a alguns motivos, como:
-cárie muito extensa (dentro do osso);
-reabsorções externas ou internas;
-doença periodontal severa;
-fraturas;
-dentes que não conseguem erupcionar (ex: siso).
Vale ressaltar que nem sempre esses são motivos de extração, dependerá muito de cada caso, por isso um diagnóstico preciso de seu dentista será de extrema importância!
A cirurgia mais procurada é do dente do siso.
Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se, com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas. Resumindo, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio. Com a finalidade de restaurar a
anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, existem as próteses. As próteses podem ser confeccionadas com vários tipos de materiais, que variam em qualidade, durabilidade e valores. Dentre os tipos de prótese, temos a
Prótese Fixa (paciente não consegue tirar em casa), a Prótese Removível (a “Ponte”) e a Prótese Total (também chamada de dentadura).
O implante odontológico é feito em titânio e é um substituto para a raiz do dente perdido, funcionando como uma base estável para a futura prótese. O implante fica firmemente aderido ao osso por meio da osseointegração. Portanto, é possível proporcionar dentes que se pareçam e funcionem como se fossem seus.
O tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, trata-se da remoção da polpa (nervo do dente) – através de um tratamento químico e mecânico da parte interna do dente e preenchimento deste espaço por um material obturador.
Está indicado por vários motivos como:
- Dor espontânea e latejante, quando o uso de analgésicos já não resolve;
- Cárie muito profunda;
- Dente que receberá coroa / prótese, entre outros;
- Quando há imperfeição do tratamento existente (Retratamento).
O dente não morre após o tratamento endodôntico, apenas não tem mais sensibilidade interna, portanto se apresentar cárie não haverá dor, o que é um aviso de "algo errado". Os tecidos de suporte continuam vivos e sensíveis à pressão. Apenas com pressão intensa haverá dor. Caso o tratamento endodôntico seja
indicado, e o mesmo não for realizado, poderá ocorrer dor intensa, inflamação, inchaço, e ainda a perda do dente.
O escurecimento dos dentes pode ocorrer por diversas causas, como:
- Idade (os dentes escurecem com o tempo);
- Alimentos e bebidas com corantes (refrigerantes, chá, café etc.);
- Fumo (nicotina);
- Formação (genética de cada indivíduo);
- Medicamentos, como alguns antibióticos (durante a fase de formação dos dentes);
- Dentes com tratamento de canal ou por hemorragia interna devido a um trauma.
E como alternativa de tratamento para dentes escurecidos, temos o clareamento dental, que pode ser feito em casa pelo paciente, chamado Clareamento Caseiro, com uso de moldeiras e gel clareador, com supervisão do dentista. Ou o Clareamento a Laser, feito no consultório odontológico com resultados mais imediatos!
Atualmente existem materiais com capacidade estética muito próxima do natural, como resinas compostas de última geração, que aliada a uma técnica de escultura aprimorada, conseguem reproduzir fielmente a cor, forma, textura e brilho do dente original possibilitando a realização de restaurações imperceptíveis. Além da resina
composta utilizada para restaurações confeccionadas de forma direta pelo dentista, tanto em dentes anteriores como posteriores, existem resinas de laboratório de prótese e também as porcelanas, confeccionadas de forma indireta pelo trabalho conjunto do dentista e do protético. E, por sua vez, as restaurações indiretas são
usadas para trabalhos estéticos como facetas, onlays e inlays (blocos) e coroas protéticas (jaqueta).