MANUAL DO PACIENTE
MANUAL DO PACIENTE DE ORTODONTIA
BEM-VINDO AO NOSSO CONSULTORIO
Nós estamos felizes em ter você como cliente. Esperamos que este manual o coloque a par de nossa maneira de trabalhar.
O QUE É ORTODONTIA?
È a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, e interceptando as más oclusões dentárias.
QUAIS OS TIPOS DE CORREÇÃO REALIZADOS?
O ortodontista, em geral, inicia seu tratamento com condutas mais simples, como a manutenção de espaços nos casos de perda prematura de dentes, e vai até a correção de casos mais complexos, como os tratamentos ortodônticos associados ao aumento ou diminuição cirúrgica dos maxilares.
QUAL É A FUNÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO, ALÉM DA ESTÉTICA?
A função do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária, que é necessária para a correta mastigação. Com uma oclusão a saúde bucal é restabelecida e os  problemas de respiração, deglutição e fonação são evitados.
QUANTO TEMPO DEMORA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
A duração de um tratamento ortodôntico é de difícil previsão, pois depende de fatores que vão das respostas biológicas de cada paciente á natureza de correção e á cooperação do paciente. De 18 a 36 meses é a duração média de um tratamento.
O PACIENTE SENTE DOR DURANTE O TRATAMENTO?
No início, quando a instalação do aparelho, há uma certa sensibilidade. Essa pequena sensibilidade poderá surgir também após cada ajuste promovido pelo ortodontista.
EXISTE ALGUM RISCO NO TRATAMENTO?
Quando bem planejado e executado por profissional competente e havendo uma perfeita colaboração da parte do paciente, os riscos no tratamento ortodôntico são pequenos e em sua maioria contornáveis.
EXISTE A POSSIBILIDADE DE OS DENTES RETORNAREM Á SUA POSIÇÃO INICIAL?
Os dentes não voltam á posição original, mas podem sofrer pequenas alterações depois do tratamento que podem estar relacionadas ao crescimento e ás alterações funcionais. Porém, essa tendência pode ser minimizada através de um correto planejamento de todo o tratamento e do uso da contenção pelo paciente.
RELACIONAMENTO DENTISTA-PACIENTE
Este relacionamento deve ser franco e direto. As responsabilidades de ambos devem ser definidas, a fim de que o tratamento transcorra da melhor forma possível, para se chegar ao objetivo desejado.
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
O contrato de prestação de serviço é um meio de garantir a tranqüilidade do profissional e, principalmente, a do cliente. Através dele, o cliente saberá o quanto o tratamento irá lhe custar e se colocará a par de tudo que envolve o seu tratamento.
ARRANJO FINANCEIRO
Nós consideramos útil uma conversa franca sobre os serviços e honorários antes do início do tratamento, para que não haja mal-entendido. As obrigações relacionadas aos serviços que prestamos a você são de sua responsabilidade.
HÁBITOS ALIMENTARES QUE DEVERÃO SER INTERROMPIDOS
SE VOCE USA APARELHO FIXO:
-Escove os dentes logo após as refeições, utilize o fio dental com a ajuda do passa-fio.
-Não utilize palitos.
-Leve sempre a escova ás consultas e escove os dentes antes de ser atendido.
-Evite usar os dentes anteriores para cortar os alimentos. Corte-os com uma faca.
-Evite alimentos que tenha muita fibra como o abacaxi, a manga e a cana.
-Evite alimentos pegajosos ou duros como chiclete,bala de goma, caramelo, torrone, Pé-de-moleque, rapadura, amendoim, castanha, nozes, coco e pistache.
-É normal sentir dor nos primeiros dias após as ativações do aparelho. Se não conseguir mastigar os alimentos, utilize alimentos mais macios.
-Solicite ao ortodontista cera , para evitar que o aparelho machuque os lábios e bochechas.
-Evite pipocas, Doritos, bordas duras de pizza, pães amanhecidos, milho verde na espiga, manga e maçã.
-Mantenha alimentos e objetos de maior dureza fora de sua alimentação.
-Use o bom senso quando for escolher os alimentos.
SE VOCÊ USA APARELHO REMOVÍVEL:
-Use o aparelho de acorda com a orientação de seu ortodontista.
-Guarde o aparelho em estojo apropriado com algodão embebido com água.
-Se não puder usar o aparelho devido á quebra, falta de adaptação ou estar machucando, guarde-o em um recipiente com água. Entre em contato com seu dentista para marcar uma consulta a mais rápida possível.
-Não coloque o aparelho após as refeições, sem escovar os dentes.
-Você pode beber água com o aparelho, mas retire-o quando for tomar sucos ou refrigerantes.
-Ative o aparelho de acordo com as recomendações do ortodontista.
-O aparelho pode pressionar os dentes, mas não deve machucar nunca. Uma sensação dolorosa é normal logo depois das ativações. Caso essa dor seja insuportável, avise o ortodontista.
-Para evitar mau cheiro do aparelho, coloque-o depois de escovado em um copo com água um enxaguatório, ou corega tabs.
REGRAS DO CONSULTÓRIO
Na primeira consulta será executado o exame inicial que servirá para determinar suas necessidades ortodônticas. Nós aconselharemos você sobre seu problema e o tratamento que deverá ser executado. Será fornecido também um orçamento do tratamento a ser realizado das prestações mensais a serem pagas (independentemente da freqüência ao consultório, se você comparecer mais de uma vez no mês, será cobrada apenas uma prestação, da mesma forma que também será cobrada se você não comparecer). Será pedida a documentação ortodôntica necessária, que poderá constar de radiografias, moldagens, fotografias e outros meios auxiliares de diagnóstico. Se o paciente for menor, um dos pais ou responsável deverá estar presente. Nas demais consultas pediremos ao acompanhante que aguarde na recepção, para que o profissional tenha tranqüilidade para atendê-lo com mais atenção. Entretanto, se o responsável desejar falar com o dentista, a qualquer momento, por favor, informe a recepcionista. O tratamento será executado através de consultas previamente marcadas, a não ser em casos de urgência. Se não puder comparecer á consulta marcada, por favor, informe com 48 horas de antecedência.
Pedimos, também, que não fume, pois o ambiente não é adequado para tal.
COOPERAÇÃO
A qualidade do tratamento ortodôntico se baseia (principalmente quando estiver usando aparelho removível) fundamentalmente na sua cooperação.
O seu esforço é igual ao resultado. Ele pode resultar em dentes bem posicionados, sem manchas e cáries no final do tratamento, ou o contrário. Tudo vai depender do esforço e cooperação. Nós não podemos controlar o tempo que você usa o aparelho móvel, a sua escovação ou seu hábito alimentar, somente orientá-lo.
As peças do aparelho fixo, quando se soltarem, tem que ser trazidas aos dentistas na sua consulta, para que nova instalação seja feita. Em casos de perdas, taxas pré-estabelecidas serão cobradas. Nossas auxiliares podem orientá-lo em caso de dúvidas.
Com o uso incorreto dos aparelhos, má escovação, pouca cooperação, você não esta enganando o dentista, mas a si mesmo. Quanto menor a cooperação, pior e mais demorado será o resultado do nosso tratamento.
Lembre-se sempre, quanto melhor você for como paciente, mais rápido chegaremos ao objetivo, melhores serão os resultados. Siga as instruções, compareça ás consultas, de o melhor de si. Imagine como ficarão os seus dentes… e eles poderão ficar como você imaginou. Juntos nós conseguiremos.
HIGIENIZAÇÃO
Um kit de escovação para o paciente de ortodontia deve conter:
–  creme dental;
– 1 escova ortodôntica;
– 1 fio dental (super-floss);
– 1 escova interdental (aparelhos fixos).
– 1 escova unitufo
O paciente deverá trazer em todas as consultas a escova dental, para que seja feita uma higienização quando solicitada pelo profissional.
PROFILAXIAS
Profilaxia é uma limpeza mais profunda nos dentes e gengivas, executadas somente pelos profissionais. Serão solicitadas pela clínica a cada 3 meses, ou conforme a necessidade de cada paciente.
COMO ESCOVAR OS DENTES?
-Utilize uma escova ortodôntica macia de cerdas arredondadas e de cabo reto.
-Inserir, entre as cerdas, pouca quantidade de pasta dental.
-Colocar a escova inclinada para a gengiva, formando um ângulo de, mais ou menos, quarenta e cinco graus com o dente.
-Fazer uma ligeira pressão e um movimento de vai-e-vem curto, mais ou menos dez vezes a cada dois dentes. Na região de dentro, nos dentes anteriores, a escova é colocada em posição vertical para que tenha um bom acesso à gengiva.
-O simples uso do fio dental, associado a uma técnica de escovação, aumenta de trinta a oitenta por cento a limpeza dos dentes.
QUAIS OS TIPOS DE APARELHOS?Existe dois tipos: o aparelho removível e o fixo. Os removíveis podem ser ortodônticos (realizam pequenas movimentações dentárias) ou ortopédicos (promovem alterações ósseas) e seu uso depende muito da colaboração do paciente. O fixo é colocado aos dentes através de resinas ou cimentos e também depende da cooperação do paciente.PEÇAS E ACESSÓRIOS DOS APARELHOS FIXOS-BRAQUETES: São as pecinhas metálicas (podem também ser transparentes ou da cor de dente) colocadas em cada dente.-ARCOS: São os fios metálicos que passam dentro dos braquetes. A decorrer do tratamento, eles são trocados por outros mais grossos. Isso é que dá a impressão de “apertar” o aparelho.-BANDAS: Anel colocado em volta dos dentes posteriores, para soldar os tubos ou braquetes. Pois nestes dentes geralmente as peças não param colocadas devido ao grande esforço dos arcos.-TUBO: é a peça soldada no último dente para abrigar as pontas dos arcos.-LIGADURAS ELASTICAS: São as borrachinhas que prendem os arcos aos braquetes.-ARCO EXTRABUCAL (AEB):Arco usado fora d boca para, por exemplo, jogar a maxila (arcada superior) para trás enquanto a mandíbula (arcada inferior) cresce.-Se algum problema ocorrer, recorra a este quadro antes de telefonar para o consultório, assim ficara mais fácil para você explicar o que aconteceu.*Telefone sempre antes de comparecer ao consultório, para podermos programar sua consulta.REMOÇÃO DO APARELHOFinalmente o momento pelo qual você esperava tanto!Antes da remoção do aparelho, serão feitas as moldagens para confecção do aparelho de contenção.Seu aparelho de contenção superior é removível (o inferior também pode ser) e desenhado para manter os seus dentes nas posições corretas.Se o aparelho de contenção não for usado (ou usado incorretamente, ou pouco usado), a tendência dos dentes é voltarem à posição que se encontravam antes do início do tratamento. Isso acontece em pouco tempo.Deve ser usado o dia todo pelo tempo determinado . Se houver dor em algum local específico, nos comunique. Você não deve ficar mexendo com o aparelho usando a língua, isso pode prejudicar os seus dentes. Se houver quebra do aparelho, deve nos comunicar imediatamente, pois ficar sem o aparelho pode ser muito prejudicial.A ODONTOCLÍNICA  tem o prazer de iniciar junto com você esta caminhada em busca de um SUPERSORRISO!Estamos sempre à sua disposição a qualquer hora. Comunique-nos sempre que houver algum problema pelo endereço ou telefone.