O uso de lentes de contato dentais, que há pouco tempo era acessível apenas para atores hollywoodianos, lá integra a rotina dos consultórios odontológicos. No Brasil muitos famosos como Neymar Jr. , Ivete Sangalo e Regina Duarte se tornaram adeptos desta tendência. As pequenas peças confeccionadas artesanalmente ou por meio de impressoras 3D têm de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura e são colocadas sobre o esmalte com cola especial, dente por dente. Podem ser utilizadas para recobrir dentes amarelados, levemente desalinhados, escurecidos ou manchados e para corrigir imperfeições. Cada peça custa em média de R$ 1,8 mil a R$ 4 mil cada, dependendo do profissional.
Após um exame clínico completo e a avaliação criteriosa realizada por profissionais capacitados, o dentista deve avaliar cada caso individualmente e elaborar um plano de tratamento para a necessidade específica do paciente. A qualidade final dos tratamentos estéticos com lentes de contato dental em porcelana, assim como para as facetas ou lâminas, depende diretamente da qualidades do trabalho dos técnicos em próteses laboratoriais e das porcelanas utilizadas. A falha nesse tipo de tratamento é não individualizar e personalizar cada técnica para cada dente envolvido: enquanto alguns dentes necessitam de facetas, outros pode necessitar de lentes de contato ou pequenos fragmentos cerâmicos. Oferecer uma mesma técnica para todos os dentes não parece ser um planejamento adequado.
A Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) determina que um sorriso bonito é a combinação do tratamento dos problemas de saúde bucal e uma estética que esteja dentro de um padrão de harmonia facial. Anualmente a SBOE elege o “Sorriso do Ano ” , premiação com o objetivo de destacar não só o mais belo sorriso, mas também o seu aspecto técnico. Nos últimos anos os detentores dos títulos assumiram ter realizado o tratamento com as lentes de contato: A atriz Flavia Alessandra, em 2015; o cantor Gustavo Lima, em 2013; e o ator Reynaldo Gianecchini, em 2012.